Bem vindo ao Livro de Visitas do OAL
Esta versão electrónica segue uma tradição iniciada em 1865, de assinaturas e comentários deixados pelos visitantes do OAL, no Livro de Visitas. Entre muitas pessoas mais ou menos anónimas, surgem nomes bem conhecidos da ciência, política e cultura de então.
Junte-se aos muitos visitantes do passado e do presente, deixando um comentário neste Livro de Visitas. Todas as entradas são sujeitas a aprovação prévia antes de publicação.
O OAL reserva-se o direito de não publicar comentários abusivos.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel
Entro aqui sempre que quero saber a posição dos astros para observar melhor. Tambem aprendi a conhecer as constelações…tudo aqui é maravilhoso!
Boa tarde.
No vosso site há vários links com as letras cortadas. Por exemplo, na biografia de Campos Henriques, o seu nome e a menção “oficial da Marinha” estão cortados. Também na biografia de Frederico Oom há um nome dum observatório cortado. Não compreendo a que se deve isso. Se os links já não funcionam, basta retirar-lhes a hiperligação, não é preciso cortar as palavras e os nomes. Fica feio e, sem sequer uma explicação, não faz qualquer sentido.
Cumprimentos,
José Barreto
Caro José Barreto. Obrigado pelo seu comentário.
Como deve imaginar existem milhares de links no nosso site, não é exequível fazer o controle da sua validade de forma manual.
Por esse motivo utilizamos um sistema automático que periodicamente testa os links e assinala aqueles que no momento não estão ativos.
Concordamos que o cortar o texto do link pode não ter sido a melhor opção. Passámos a usar uma linha ondulada por baixo do link como alternativa menos invasiva.
Sou leiga nestas matérias. Mas Mas adoro este conhecimento. E fico encantada quando consigo vislumbrar estas maravilhas!
Excelente o vosso trabalho de informacao.
Fantástico!
Estou maravilhado com a quantidade de material.
A minha primeira visita.
Observar o céu enquanto petisco pipocas é das minhas actividades favoritas. Devido a querer perceber um pouco melhor o que observo decidi “Googlar”: “visualização de estrelas em Portugal” e dei de caras com este sítio super atualizado e recheado de informações pormenorizadas. Gostei bastante de consultar-vos e certamente voltarei a repetir 🙂
No dia 18, pelas 22,11, no Carvoeiro observei um fenómeno muito intenso de luminosidade e volume, como se fosse uma grande bola de fogo que aparentemente se iria despenhar mais a sul de Faro.
Houve observação deste episódio?
Obg