O Observatório Astronómico de Lisboa foi edificado entre 1861-67 e desenvolveu excelentes competências em trabalhos de Astrometria no séc. XIX e parte do séc. XX, que lhe granjearam reconhecimento internacional. Foi integrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em Março de 1995, mantendo a sua estrutura humana própria, onde usufrui de um ambiente científico moderno desenvolvido no meio académico. No verão de 2012 a Conselho da Universidade de Lisboa aprovou a integração do OAL na Unidade Museus da Universidade de Lisboa.
As actividades e objectivos incluem globalmente a investigação científica e histórica, a preservação e divulgação patrimonial e a oferta de um serviço público de excelência. Podemos mencionar, entre estas tarefas, que o OAL
- Mantém e fornece a Hora Legal ao País segundo os mais modernos protocolos e meios tecnológico-científicos, dirigindo a Comissão Permanente da Hora.
- Promove a investigação científica em Astronomia e Astrofísica modernas, nos tópicos mais actuais e candentes, com recurso aos grandes instrumentos em observatórios internacionais, europeus e sondas espaciais. Através do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, conta-se a participação em muitos projectos internacionais, assim como a formação de estudantes de pós-graduação e o financiamento da investigação.
- Preserva e disponibiliza para a investigação científico-histórica o acervo documental e bibliográfico dos séc. XIX e XX, onde se contam algumas obras ímpares em Portugal e no mundo.
- Dá a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.
- Divulga a cultura científica junto do público com palestras, cursos de astronomia, observação astronómica e consultório científico.
- Estimula o ensino da Astronomia nas Escolas Básicas e Secundárias com acções pedagógico-científicas, aconselhamento académico adequado para alunos, e apoia os professores.
- Presta esclarecimentos genéricos e emite pareceres técnicos sobre fenómenos astronómicos do interesse dos parceiros sociais, entre os quais se contam Tribunais, advogados, Protecção Civil, jornalistas, editores, Portos e aeroportos nacionais.
- Mantém o serviço de biblioteca, que é uma das mais ricas no país em Astronomia e Astrofísica.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel