NC banner_24 de Junho_eventofacebook

No dia 24–Junho há mais uma “Noites de Ciências” na FCUL. As actividades são gratuitas, sem inscrição, sempre na última 6ª feira de cada mês. São dirigidas ao público não especialista mas curioso do conhecimento científico. Venha e fascine-se nas Ciências!

A palestra e as atividades terão videodifusão ao vivo no site da FCCN:   http://live.fccn.pt/ulisboa/fcul/noitesdeciencias/

Os participantes têm estacionamento gratuito no parque da FCUL a partir das 19:45 (toque à campainha). A actividade inicia-se às 20:00 e tem duas componentes:

1) 20:00 – 21:30  Há actividades para ver e participar:

— Exposição Interativa de Minerais e Materiais: “Metais Críticos! Para que servem?… De onde Provêm?… Como se Obtêm?” pelo Dr. Álvaro Pinto do Dep de Geologia da FCUL.

Esta pequena exposição mostra alguns minerais, metais e as suas aplicações.

Consegue imaginar a sua vida sem um telemóvel, um automóvel, um aparelho de raios-X ou mesmo sem um garfo para a sua refeição? A qualidade de vida do Homem sempre dependeu, e continuará a depender, dos recursos naturais, e entre eles dos recursos minerais. A diversidade mineralógica e a distribuição dos metais na natureza é fruto de uma evolução cósmica onde os planetas telúricos, como a Terra, desempenham um dos mais importantes papéis na formação de novas espécies minerais que incorporam esses metais que tanto precisamos.

Para esta noite prepare-se para uma viagem pelo mundo mineral e pelas tecnologias de extração mineral. Saiba de onde provêm e como se obtêm metais, tais como, o cobre (Cu), que leva a energia elétrica até sua casa; o índio (In) que se encontra no seu telemóvel; o silício (Si) dos painéis solares da FCUL ou o tungsténio (W) com aplicações tão variadas como os aços endurecidos, uma simples lâmpada de incandescência ou mesmo a sua esferográfica.

NCienciasTelescopios_web– Observação Astronómica ao telescópio O estado do tempo permitindo e pelas 21:20.

  • Júpiter com as suas quatro luas, no início da noite.
  • Após a palestra observa-se-á Marte, seguido-se
  •  Saturno com o espetacular sistema de anéis e as suas luas, além da nossa própria Lua.

 

2) Às 21:30 (no anfiteatro 3.2.14 do edifício C3):

— Palestra “Metais de Alta Tecnologia: críticos Porquê?” pelo prof. Jorge Relvas, do Dep. de Geologia da FCUL.

O perfil global do consumo de recursos metálicos alterou-se dramaticamente nas últimas décadas. Num piscar de olhos, à economia do aço e dos metais básicos (cobre, chumbo, zinco, estanho), juntou-se a economia do índio, do gálio, do lítio, do cobalto, do ítrio, do telúrio, das terras-raras, e de um sem número de outros metais raros, cujo número não pára de aumentar. Num mundo sobrepovoado em que as janelas do desenvolvimento se abrem a um número crescente de pessoas, a relação entre os recursos minerais de que dependemos, os impactes da sua exploração e a sustentabilidade do seu consumo, adquirem uma importância sem precedentes na história da humanidade.