Noites de Ciências, Noites de Luz – Janeiro 2016
No dia 29–Janeiro há mais uma “Noites de Ciências, Noites de Luz” que comemora o Ano Internacional da Luz na FCUL. As actividades são gratuitas, sem inscrição, sempre na última 6ª feira de cada mês. São dirigidas ao público não especialista mas curioso do conhecimento científico. Venha connosco e fascine-se nas Ciências!
Tanto a palestra como o Concerto terão videodifusão ao vivo no site da FCCN: http://live.fccn.pt/ulisboa/fcul/noitesdeciencias/
Os participantes têm estacionamento gratuito no parque da FCUL a partir das 19:45 (toque à campainha). A actividade inicia-se às 20:00 e tem duas componentes:
1) 20:00 – 21:30 Há diversas actividades para ver e participar:
— “Ilusões Ópticas” pelo prof. José Martinho Simões do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL: demonstração de ilusões ópticas ligadas à percepção da cor.
— “HoliBraille: input e output de Braille em smartphones convencionais” pelo prof. Tiago Guerreiro do Departamento de Informática da FCUL.
Demonstração de um protótipo que permite escrita e leitura de Braille usando um telemóvel convencional com uma capa com motores vibratórios.
— “Robôs que comunicam com abelhas e peixes” pelos profs. Luís Correia e Ana Paula Cláudio do Departamento de Informática da FCUL: apresentação do projecto Europeu ASSISIbf cujo objetivo principal é estabelecer uma sociedade robótica que seja capaz de desenvolver canais de comunicação entre sociedades animais.
— “Of mice and men: alinhamento de ontologias biomédicas” pela profª Cátia Pesquita do Departamento de Informática: demonstração do software de alinhamento de ontologias desenvolvido pelo DI/LaSIGE, vencedor em várias competições internacionais, e com alto desempenho no domínio biomédico, especificamente nas áreas de anatomia e terminologia médica.
– Observação Astronómica:
O estado do tempo permitindo haverá observação ao telescópio, da Lua, do cometa C/2013 US10 (Catalina) e doutros astros.
2) Às 21:30 (no anfiteatro 3.2.14 do edifício C3):
— Pequeno apontamento sobre o “O Nono Planeta do Sistema Solar” pelo prof. Rui Agostinho do Dep. de Física da FCUL e Observatório Astronómico de Lisboa.
— Palestra “A Cor ” pelo prof. José Martinho Simões do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL.
É quase impossível de encontrar um “especialista” sobre a cor – um tema de enorme abrangência, onde confluem muitas áreas do conhecimento: biologia (animal, vegetal, humana), neurologia, química, física, geologia, sociologia, gemologia, história de arte, linguística, psicologia, matemática, pintura, fotografia, ambiente. Provavelmente não conseguirei ultrapassar o limiar da trivialidade nos assuntos que seleccionei, mas pelo menos tentarei motivar os que me ouvem para ficarem mais atentos ao colorido da vida.
CV — José Artur de Sousa Martinho Simões é professor catedrático no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 1993. Os seus interesses científicos situam-se na área da energética molecular.
Obteve o doutoramento no Instituto Superior Técnico, em 1981, e realizou um pós-doutoramento no California Institute of Technology, EUA (1982-83). Em 1988-89 foi visiting research officer no National Research Council of Canada e, em 1996-97, foi guest researcher no National Institute of Standards and Technology, EUA.
Foi secretário-geral e presidente da Sociedade Portuguesa de Química. Foi director do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa e director do Laboratório Associado de Oeiras (2008-11). É director da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desde Março de 2014.
Recebeu o Prémio Ferreira da Silva da Sociedade Portuguesa de Química em 2006. É autor ou co-autor de mais de 100 publicações científicas (ResearcherID B-7185-2011).
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel