Noites no Observatório – 24 de Junho 2017
IMPORTANTE: A sessão mensal das Noites no Observatório é realizada atualmente no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.
A atividade das Noites no Observatório deste mês, será realizada no sábado 24–junho–2017 no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.
A sessão terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.
A palestra terá como tema “Máquinas de Caçar Planetas”, por Pedro Figueira, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Atenção:
- Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efetua AQUI.
- É necessário consultar a seguinte página para mais informações acerca desta atividade.
“Máquinas de Caçar Planetas”
Desde a deteção do inóspito 51 Peg b descobrimos mais de 3600 exoplanetas, com propriedades que desafiam tanto a imaginação como várias teorias científicas.
Nesta palestra vamos conhecer a história da deteção e caracterização de planetas em torno de outras estrelas, uma história cheia de surpreendentes descobertas e de muitas perguntas ainda hoje em aberto.
A comunidade de investigadores portugueses é muito ativa neste domínio e está envolvida na construção de “máquinas de caçar planetas”, espectrógrafos de alta resolução usados para detetar outros mundos fora do Sistema Solar.
Terminaremos esta sessão discutindo a nossa capacidade de detetar planetas com as mesmas propriedades da Terra, e a participação de Portugal naquela que é provavelmente a grande questão científica dos nossos tempos.
Nota Biográfica:
Pedro Figueira é Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorado em Astronomia pela Universidade de Genève, onde teve como supervisores Michel Mayor e Francesco Pepe.
Atualmente é Investigador FCT no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde participa ativamente na procura de novos planetas.
Especializou-se na aplicação do método das velocidades radiais ao infravermelho e desenvolve instrumentação e software para deteção de planetas de pequena massa.
Para além da pesquisa científica, está fortemente envolvido em atividades de formação e de divulgação. Gosta de cerveja belga e de Lindy Hop.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel