No próximo dia 25 de Maio de 2013, será realizada a última de 3 sessões nas quais o Observatório Astronómico de Lisboa se associa à Exposição 360º Ciência Descoberta enquadrando a temática desta exposição na sua actividade mensal de as “Noites no Observatório”.

360º Ciência Descoberta é uma exposição da Fundação Calouste Gulbenkian sobre a ciência de portugueses e espanhóis na época dos descobrimentos. Apresenta os desenvolvimentos científicos e técnicos associados às grandes viagens oceânicas nos séculos XV e XVI, e o impacto que causaram na ciência europeia.

A sessão de dia 25 de Maio terá início às 20:00 com a visita guiada ao OAL, seguida da palestra às 21:30. As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite.

A palestra estará subordinada ao tema “Da carta-portulano à carta de latitudes: navegação astronómica e cartografia náutica em 1500“, proferida pelo Doutor Joaquim Alves Gaspar (CIUHCT)


Da carta-portulano à carta de latitudes: navegação astronómica e cartografia náutica em 1500

O advento da carta de latitudes, desenvolvida na sequência da introdução da navegação astronómica durante o último quartel do século XV, é um dos mais intrigantes e menos compreendidos episódios da história da cartografia náutica. Sabemos que ela resultou da evolução da carta-portulano do Mediterrâneo, que foi adaptada de modo a integrar o conhecimento da latitude dos lugares, mas os pormenores desse desenvolvimento são desconhecidos. No entanto, nenhuma fonte textual chegou aos nossos dias descrevendo os passos do processo e identificando os seus protagonistas, e o número de cartas sobreviventes desse período é muito escasso. É contudo possível, através do estudo da geometria das cartas existentes, conjugado com o conhecimento sobre os métodos de navegação e cartografia praticados na época, destapar um pouco do véu que ainda encobre o processo de transição. Nesta palestra apresentam-se os resultados de um estudo geométrico sistemático realizado sobre algumas cartas náuticas portuguesas e espanholas do Atlântico mais antigas, no qual se analisou a transição entre os dois modelos cartográficos e se obteve algumas conclusões originais e historicamente relevantes.

Nota biográfica:

Joaquim Alves Gaspar é investigador no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT).


A actividade requer uma inscrição prévia que se efectua em:

https://oal.ul.pt/inscricoes/

É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca da actividade:

https://oal.ul.pt/atividades-e-servicos/noites-no-observatorio/