A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 30–Maio–2015. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

A sessão deste mês enquadra o lançamento do livro Astro Homus, um projeto que tem como objetivo revelar os bastidores da Astronomia, utilizando fotografia e os testemunhos dos protagonistas para dar a conhecer o lado humano desta ciência.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Astro Homus – O lado humano da Astronomia”, por Pedro Figueira, José Afonso, Alexandre Cabral e Manuel Abreu, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efetua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

“Astro Homus – O lado humano da Astronomia”

Nos dias que correm, existe uma cobertura mediática considerável dos resultados científicos mais importantes, que são assim apresentados à sociedade. Contudo, continua a predominar uma visão extremamente estereotipada do que é ser um cientista ou fazer ciência, sendo estes tomados como elementos à margem da sociedade. A astronomia, apesar de privilegiada por cativar mais frequentemente o interesse do público, sendo portanto mais inclusiva, não é exceção.

Propondo-se a combater estes estereótipos, o projeto Astro Homus viajou por vários países com o objetivo de documentar o lado humano da astronomia e mostrar os bastidores do que é fazer ciência, em todo o seu caráter vibrante e extremamente pessoal. Enquadradas na temática da astronomia em geral e dos planetas extrasolares em particular, abordaremos questões como o que faz os astrónomos escolherem as suas profissões ou como se relacionam, num formato de discussão em tertúlia.