Noites no Observatório (Fev 2014)
A actividade mensal das NOAL será realizada no sábado 22–Fevereiro–2014. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.
A palestra é subordinada ao tema “Como construir uma missão espacial”, proferida pelo Doutor Pedro Machado do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa.
Atenção:
- Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
- É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.
“Como construir uma missão espacial”
Nesta palestra vamos abordar alguns aspectos da preparação de uma missão especial, quer ao nível dos objectivos científicos, quer ao nível das questões de engenharia referentes ao desenho da missão.
Será apresentada a missão: iTOUR : Investigative Tour Of Uranus, desenvolvida no âmbito do workshop patrocinado pela Agência Espacial Europeia (ESA), Alpbach 2012.
Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno, juntos, formam o grupo dos “Planetas Gigantes”. Entre esses quatro planetas, Urano e Neptuno, compartilham uma posição especial, uma vez que são compostos principalmente por gelo. Por isso, eles são também chamados “Gigantes Gelados”. O estudo mais detalhado destes planetas pode levar a uma melhor compreensão do sistema solar, da sua gênese e evolução.
Os processos químicos e físicos que regem o Sistema Solar não estão até hoje totalmente compreendidos e um conhecimento mais aprofundado vai ajudar a compreender o seu estado actual, prever a sua evolução e, inclusivé, contribuir para a exploração científica de outros sistemas planetários. O principal objectivo de investigação da missão iTour é o de contribuir para colmatar as lacunas referidas.
O sistema de Urano apresenta condições únicas no Sistema Solar, nomeadamente em relação ao seu eixo de rotação e ao seu campo magnético. O seu estudo irá produzir respostas cruciais para restringir o enquadramento da formação do sistema solar e da sua evolução.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel