No mês de Abril de 2015 as NOAL associam-se à celebração do “Global Astronomy Month 2015“, enquadrando a iniciativa “Global Star Party” na sua sessão mensal.

A “Global Star Party” é um evento de proporções planetárias, que tem como objetivo reunir todos aqueles que desejam contemplar o céu e viver o seu interesse pela Astronomia.

A atividade das NOAL deste mês será realizada no sábado 25–Abril–2015. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

Como habitualmente, haverá telescópios nas observações mas, no entanto, convidamos e encorajamos os participantes a trazer e a utilizar os seus equipamentos de observação (binóculos, lunetas, telescópios). A equipa das NOAL auxiliará o público nesta atividade dentro das suas possibilidades.

Como o espaço disponível é limitado, caso esteja interessado em trazer o seu equipamento, envie um email para noitesoal@astro.oal.ul.pt.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Volta ao Universo em 80±40 Slides”, proferida por Ciro Pappalardo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.

“Volta ao Universo em 80±40 Slides”

Nesta palestra vou começar por explicar como se desenvolveu, no início dos anos 20, todo o debate sobre a possibilidade da existência de um Universo fora da nossa “aldeia” chamada Sistema Solar. Foi um período atribulado, cheio de notícias contrastantes, e com novas ideias que despoletavam discussões sobre a teoria existente. Em resumo, um período com poucas certezas e muitas dúvidas e, portanto, muito interessante.

Na segunda parte da apresentação, vou descrever o processo da evolução de galáxias a partir de novas imagens do Universo primordial. Com o acesso a novos instrumentos estamos a investigar pela primeira vez aquilo que se passou logo após o início do tempo e da história do Universo.

Finalmente vou terminar com alguns factos interessantes para o futuro de todos. A consciência nunca para de nos surpreender e espero que todos os presentes nesta palestra se sintam surpreendidos…

 

Nota Biográfica:

Ciro Pappalardo é originário de Sicília, no sul de Itália, e desde pequeno sempre desejou percorrer o mundo. Em pouco tempo, Ciro percebeu que na realidade o mundo é pequeno, tendo decidido assim estudar o Universo… que é verdadeiramente grande. Doutorado em Astronomia pela Universidade de Estrasburgo, trabalhou no Observatório Astrofísico de Arcetri, em Florença, onde estudou novos dados provenientes de um telescópio que o permitiram observar por uma janela nunca antes aberta. Afirma que foi uma boa experiência na terra de Dante Alighieri e de Girolamo Savonarola. Atualmente é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde trabalha ativamente no estudo da formação e evolução de galáxias. Gosta de correr, todos os dias, pela Tapada da Ajuda e ouvir fado às 4 da manhã em Alfama.