A actividade mensal das NOAL será realizada no sábado 31–Janeiro–2015. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Um Pálido Ponto Azul”, proferida pelo Dr. Filipe Lisboa, da Agência Espacial Europeia (ESA).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.

“Um Pálido Ponto Azul”

Um Pálido Ponto Azul é o nome da famosa fotografia tirada pela sonda Voyager-1 a uma distância de 6,4 mil milhões de quilómetros da Terra. Nessa fotografia, o nosso planeta é tão pequeno como um pixel. Falaremos da importância que a Astronomia tem para reconhecermos a Terra como um lugar especial e de como as recentes missões espaciais, nas quais Portugal tem estado envolvido através da Agência Espacial Europeia, têm estudado e caracterizado um planeta vivo em constante mudança. Os satélites do programa de Observação da Terra abordam diferentes aspectos do planeta como a Atmosfera, Oceanos, Clima, Geomagnetismo e Bioesfera. Pelo que se sabe até agora, a Terra é o único planeta onde a vida, tal como a conhecemos, pode habitar. Podemos visitar outros mas não permanecer, não por enquanto. A Astronomia, a par com a Observação da Terra, é uma importante actividade de responsabilização por esta nossa casa que devemos conhecer e cuidar.