ALTERAÇÃO DE LOCAL: A sessão deste mês das NOAL será realizada no Planetário Calouste Gulbenkian, por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.

A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 30–janeiro–2016 no Planetário Calouste Gulbenkian. A sessão deste mês terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Viagens no Espaço-Tempo”, por Paulo Crawford, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.


 

Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

 

“As Viagens no espaço-tempo”

A primeira novela de H.G. Wells, The Time Machine (A Máquina do Tempo), foi publicada em 1895, 10 anos antes de Albert Einstein construir a sua teoria da Relatividade Restrita (TRR). Contrariamente aos ensinamentos de Isaac Newton, que postulou a existência de um tempo absoluto, independente do estado de movimento ou da localização dos observadores, a teoria da relatividade admite que o conceito de tempo não é absoluto mas, pelo contrário, o tempo é relativo, sendo a medida do tempo dependente do estado de movimento do observador ou da intensidade da gravidade local.
Apesar da maioria dos mortais entender que não há nada mais básico que a diferença entre o passado e o futuro, Einstein afirmou a dada altura: a distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma ilusão obstinada. A TRR não permite viagens no tempo para o passado (a menos que sejam possíveis velocidades taquiónicas), mas permite viajar para o futuro. Porém a TRG levanta essa proibição de viajar para o passado. Realmente as equações da RG, a teoria da gravitação de Einstein, têm muitas soluções, e algumas dessas soluções correspondem a universos onde estão criadas as condições que permitem viajar para o passado: através das chamadas curvas temporais fechadas

Nota Biográfica:

Paulo Crawford (nome completo: Carlos Paulo da Câmara Crawford do Nascimento) é atualmente professor aposentado da Universidade de Lisboa, tendo sido professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da mesma universidade (FCUL). Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na FCUL em 1973, tendo-se doutorado só em 1987 e feito provas de agregação em 2000 na UL. Durante o período em que foi professor regeu várias disciplinas na área da Relatividade, Astrofísica  e Cosmologia, tendo regido o primeiro curso de Relatividade e Cosmologia em Portugal em 1982-83. Orientou quase duas dezenas de alunos em provas de pós-graduação, Mestrado e Doutoramento, durante o período em que foi professor, tendo orientado os dois últimos alunos de mestrado já após a aposentação.