A actividade mensal das NOAL será realizada no sábado 26–Julho–2014. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Do Big Bang aos Buracos Negros”, proferida pelo Doutor Paulo Crawford, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa.


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.

“Do Big Bang aos Buracos Negros”

Ao fim de um intenso trabalho de 8 anos para tornar compatível a teoria da Gravitação de Newton com o Princípio da Relatividade e com as novas concepções do espaço e tempo relativos, que desse princípio derivam, durante o mês de Novembro de 1915 Einstein obtém finalmente as suas equações da Relatividade Generalizada, cujas consequências haveriam de ser dramáticas na forma como modificaram o panorama intelectual da época. Logo em 1917 Einstein obtém o primeiro modelo cosmológico para descrever o Universo na sua globalidade. Essa primeira solução estática seria abandonada mais tarde, mas lançaria as bases do futuro modelo do Universo em expansão, a que chamamos o Big Bang.
Mas as consequências teóricas da sua Teoria da Relatividade Geral não ficariam por aí. Na sequência de vários trabalhos físico-matemáticos e astrofísicos, e contra a intuição do próprio Einstein, a sua teoria haveria de prever o colapso gravitacional das estrelas de grande massa, dando origem a um dos mais enigmáticos resultados teóricos: a formação de um Buraco Negro. É essa a história que iremos recordar.