Noites no Observatório (Mai 2016)
ALTERAÇÃO DE LOCAL: A sessão deste mês das NOAL será realizada no Planetário Calouste Gulbenkian, por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.
A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 28–maio–2016 no Planetário Calouste Gulbenkian. A sessão deste mês terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.
A palestra é subordinada ao tema “O Lado Escuro da Força”, por Tiago Barreiro, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Atenção:
- Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
- É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.
“O Lado Escuro da Força”
A Teoria da Relatividade Geral de Einstein faz agora cem anos de idade. Foi com ela que começámos a conseguir ler a história do nosso Universo. Nos últimos vinte anos entrámos numa nova era de cosmologia de precisão, nunca se soube tanto sobre o nosso Universo. No entanto, nunca estivemos tão conscientes de saber tão pouco, porque descobrimos que a matéria comum constitui apenas 5% da energia do Universo. Os restantes 95% formam um lado escuro do Universo, constituído de mistério puro. Vamos explorar este lado escuro do Universo e tentar fazer luz sobre o desconhecido.
Nota Biográfica:
Tiago Barreiro é licenciado em Eng. Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Física pela Universidade de Sussex, tendo tido como supervisor Ed Copeland. A sua área de interesse é a cosmologia teórica, tendo trabalhado sobretudo em inflação primordial e em modelos de quintessência. Atualmente é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e professor na Universidade Lusófona.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel