IMPORTANTE: A sessão mensal das Noites no Observatório é realizada atualmente no Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva.

No dia 30 de setembro de 2017, a sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2017, com um programa diferente do habitual.

Neste mês, excecionalmente, o Planetário abrirá as portas às 19:45.

 

Programa:

20:00 – 21:00 – Atividade “As estrelas nos bastidores do Cosmos”;

21:30 – 23:00 – Palestra “A Ciência ao serviço do Desenvolvimento e da Paz”, por João Lin Yun, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA);

23:00 – 23:30 – Concerto “Do Big Bang aos Planetas”, pela banda Gravitational Waves Band

Em contínuo ao longo da noite, até às 00h30, decorrerão observações do céu com telescópios (condicionadas pelas condições meteorológicas).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer  inscrições prévias que se efetuam AQUI. Excecionalmente este mês, existem duas inscrições em separado: uma para a atividade inicial “As estrelas nos bastidores do Cosmos” e outra para a palestra, concerto e observações. 
  2. É necessário consultar a seguinte página para mais informações acerca desta atividade.

As estrelas nos bastidores do Cosmos

Conheça as pessoas que desafiam o Universo a revelar os seus segredos. Quais foram os seus sonhos de infância? Como é cada novo dia a caminho da sua próxima descoberta?

Num pequeno grupo, receba a visita de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, ouça as suas histórias e aproveite esta oportunidade rara para lhes colocar perguntas sobre o seu trabalho.

No espaço de uma hora, converse com investigadores por pequenos períodos de 15 minutos.

Atenção: esta atividade necessita de uma inscrição (gratuita) em separado.

 

Concerto “Do Big Bang aos Planetas”

Depois do sucesso do ano passado, a banda Gravitational Waves Band volta às Noites no Observatório. Com um novo projeto, no qual transporta o público numa viagem sonora de 14 mil milhões de anos, vai percorrer a história do Universo desde o Big Bang até ao nosso planeta Terra.

 

Palestra Pública

“A Ciência ao serviço do Desenvolvimento e da Paz”

Gerações de investigadores astrofísicos têm-se dedicado à tarefa de desvendar os enigmas do cosmos. Partilham depois com a Humanidade as suas descobertas e fascínio pelo Universo em que vivemos.

Ao contrário do que é costume pensar, muitas destas descobertas têm aplicações práticas e têm constituído um importante motor de desenvolvimento.

Como parte integrante de uma cultura universal, a Ciência pode unir pessoas, povos e civilizações. Desta forma, desempenha um papel a favor da paz e do desenvolvimento mais justo para todos os seres humanos.

Nota Biográfica:

João Lin Yun é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. É doutorado em Astronomia e Física pela Universidade de Boston e tem-se preocupado com os aspectos humanos da Ciência.

Para além do seu trabalho científico e pedagógico, é um apaixonado pelas manifestações culturais e sociológicas dos povos. Observa com curiosidade a espécie humana, cujo destino se tornou coletivo e global.