Lua Século XXI – O Futuro de uma Pegada com 50 anos
No dia 19 de maio, decorre o evento “Lua Século XXI – O Futuro de uma Pegada com 50 anos” no Centro Cultural de Belém (CCB) com um programa onde poderá ir redescobrir a aventura da exploração espacial, e explorar novos horizontes para além da Lua.
O Futuro de uma Pegada com 50 anos
Programa
11h30 – 14h00
Exibição do filme O Primeiro Homem Na Lua (2018) de Damien Chazelle.
Legendado em português
Duração: 141 minutos
Faixa etária: M/12
15h30 – 17h00
Conversa I: O que mudou na Terra com a ida à Lua?
A façanha de levar e trazer uma missão tripulada à Lua precisou de desenvolver novas tecnologias que foram depois usadas na nossa vida na Terra. Satélites, computação, materiais como o teflon ou os dos fatos de banho, até telemóveis e computadores portáteis, provavelmente não seriam a mesma coisa hoje sem esse feito de há 50 anos.
A forma de vida moderna atual na Terra seria a mesma sem termos ido à Lua em 1969? Estão todos convidados para uma conversa onde iremos discutir as implicações desta viagem na ciência que fazemos hoje em dia e na vida que temos.
Convidados: Daniel Marinho (UBI, CIDESD), Pedro Matos Soares (IDL, FCUL), Rui Agostinho (IA, FCUL), Edson Oliveira (Neurocirurgião e especialista em medicina aeroespacial)
Moderação: Joana Lobo Antunes (Universidade Nova de Lisboa)
17h15 – 18h45
Conversa II: Para Além da Lua
Um berlinde azul flutuando no frio silêncio do Espaço, foi o que as imagens da Terra, vistas da Lua, obtidas pelas missões Apollo, nos deram a ver. Estas imagens foram para a Humanidade uma redescoberta do nosso planeta-casa, onde coexistem todas as culturas humanas e todas as espécies de seres vivos que conhecemos. No mesmo instante, essas imagens mostraram que é possível, com engenho e criatividade, escapar à gravidade da Terra, transportar vidas humanas no Espaço e fazê-las pousar noutro corpo celeste.
O que será que o futuro nos reserva? Tornar-nos-emos um dia uma espécie multiplanetária a viajar pelo espaço? Junte-se a nós numa conversa onde iremos explorar estas e outras questões, e como a chegada à Lua foi de facto «um salto gigante para a humanidade».
Convidados: Adriano Henriques (ITQB-NOVA), Alexandre Cabral (IA, FCUL), Pedro Machado (IA, FCUL), Rui Moura (FCUP)
Moderação: João Retrê (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
O evento Lua Século XXI é uma coprodução do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do iNOVA Media Lab e do Centro Cultural de Belém (CCB).
Bilhetes à venda no website do Centro Cultural de Belém.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel