No próximo dia 4 de Maio de 2013, o Observatório Astronómico de Lisboa e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa realizarão a última sessão do ciclo de eventos “Viver Um Universo Deslumbrante” no âmbito da exposição “Um Universo Deslumbrante”.

“Um Universo Deslumbrante” é uma exposição que celebra os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO) e mostra o Cosmos captado nos seus diferentes observatórios, situados em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra.

Para mais informações, consulte:

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=destaque&id=288

Cada evento é constituído por uma palestra, um momento musical alusivo ao Universo e observações nocturnas. Este ciclo é de acesso gratuito, requerendo porém uma inscrição prévia.

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas.

Independentemente destas, a palestra e o momento musical serão sempre realizados e têm, respectivamente, uma duração aproximada de 60 minutos e 45 minutos. A sessão de dia 4 de Maio terá início às 21:30 com a palestra. O OAL abrirá as suas portas às 21:00.

O momento musical será realizado pelo grupo “As Aves Migratórias”. Venha viver intensamente os sons universais de elementos deste grupo, contemplando imagens deslumbrantes num ambiente de harmonia cósmica.

A palestra estará subordinada ao tema “Nas Entranhas Dos Maiores Telescópios do Mundo”, proferida por Doutor Alexandre Cabral (CAAUL/FCUL).


Nas Entranhas Dos Maiores Telescópios do Mundo

Apesar dos grandes avanços que aconteceram na astronomia e astrofísica durante o século XX, o desconhecimento sobre o universo que nos rodeia é ainda significativo. O início do século XXI trouxe-nos a vontade de, por um lado, construir novos telescópios com dimensões gigantescas e, por outro, desenvolver novos instrumentos mais potentes para os telescópios existentes. Estas ferramentas irão permitir aos nossos astrónomos, num futuro próximo, responder a muitas das grandes questões do universo. Nesta palestra iremos abordar os conceitos dos novos “mega” telescópios e descrever alguns dos modernos instrumentos em cuja construção Portugal está envolvido.


Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.

ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico a meio da semana de 29 de Abril, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida.

A inscrição é efectuada online na seguinte página:

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0

Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.