Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

A Medição do Raio da Terra (Jun-2013) | Observatório Astronómico de Lisboa

O Solstício de Verão de 2013 ocorreu no dia 21 de Junho. Para celebrar esta efeméride no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra 2013, o OAL repetiu a experiência realizada por Eratóstenes há mais de dois milénios.

Seguimos as instruções detalhadas de como proceder para medir bem a altura máxima do sol neste dia e, com este valor, calcular o raio da Terra.

gnomon21Jun13_web

O gnómon usado, um fio de prumo com uma caneta no topo, aqui rodeado de “investigadores da sombra”, uns circunspectos outros descrentes e os restantes parecem discutir a hora do relógio de sol.

marcarSombra21Jun13_web

Marcou-se a posição da sombra a diferentes momentos, definidos pela Hora Legal, …

medirSombra21Jun13_web

… o que foi feito por diversas pessoas, próximo do instante do trânsito solar no OAL, neste dia.

medicoesSombra21Jun13_web

Marcas das posições das sombras da caneta no topo do gnómon e doutra lá próxima, a diferentes horas. A do momento do trânsito solar no OAL está entre setas.

medirGnomon21Jun13_web

A medição da altura do gnómon mais baixo. Porém foram usadas as medições do gnómon mais alto: a caneta no topo.

O comprimento da sombra mínima foi de 625 ±5 mm, para o gnómon de 2334 ±5 mm de altura. Com estes valores deduz-se um valor para o Raio da Terra de 6388 ± 61 km que é excepcional (!!!) pois o raio equatorial terrestre é de 6378,14 km.

Como foi este resultado possível? Veja os detalhes de como o pode alcançar, seguindo as instruções correctas.