Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

O Schiaparelli despenhou-se em Marte | Observatório Astronómico de Lisboa

marsreconnaissanceorbiter_viewschiaparelli_landingsite

O pequeno módulo Schiaparelli da missão ExoMars foi lançado a partir da sonda Trace Gas Orbiter (TGO). Era suposto passar pelos 120 km da alta atmosfera e travado pela sua forma em disco (2,4 m de diâmetro). Foi protegida do aquecimento por material produzido na empresa germano-portuguesa HPS (do Porto), que desenvolveu e integrou as proteções térmicas que também protegeram o equipamento da baixa temperatura no espaço, além de serem biologicamente esterilizadas antes do lançamento. Aos 11 km de altitude o paraquedas deveria abrir e ser largado no último 1,1 km da altitude, para os pequenos propulsores travarem a descida até ao chão. Tudo isto demorou cerca de 6 minutos.

Enquanto descia a Schiaparelli enviou 600 MB de dados (telemetria) que estão a ser analisados. Parece que o paraquedas se libertou cedo demais e os propulsores funcionaram apenas 3-4 s em vez dos 30 segundos programados.

Resultado: o módulo terá caído de uma altitude de 2 – 4 km e embatido a mais de 300 km/h na superfície. O ponto negro com 15 x 40 metros que dista 1 km do ponto branco do paraquedas, na imagem da Mars Reconnaissance Orbiter (NASA), pode ser interpretado como a fragmentação da estrutura e provavelmente a explosão do combustível (dos propulsores) que ficou a bordo. Perdeu-se o Sciaparelli.

A análise dos dados continuará mas a atitude é de “um copo meio cheio”: O módulo caiu a 5,4 km do local programado indicativo da boa órbita de entrada na atmosfera; A telemetria permitirá entender o que correu mal e o que correu muito bem; A TGO ficou a orbitar Marte para medir a abundância e distribuição de gases atmosféricos entre os quais o metano, eventualmente associado a actividade biológica, e está a funcionar em pleno!