Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Publicações | Observatório Astronómico de Lisboa

Publicações Disponíveis

 

O OAL disponibiliza tabelas com valores indicativos para várias cidades portuguesas, que incluem as horas de nascer, passagem meridiana e ocaso do Sol, Lua e planetas, eclipses e fases da lua, calendários, mudança da Hora e começo das estações.

Note-se que alguma desta informação está incorporada no nosso Calendário Geral, que pode usar para incluir de modo fácil no seu calendário preferido.

Alguma informação mais curiosa como, o que é o ano bissexto, como observar o elusivo planeta Mercúrio e os nomes portugueses correctos das estrelas e constelações  também está disponível neste site.

Regularmente o OAL publicará uma imagem astronómica, apresentando uma pequena descrição e explicação da sua importância. Esta imagem está na página de abertura do site mas pode ser acedida no menu das Publicações.

Colecção de trabalhos artísticos que têm por mote o Observatório Astronómico de Lisboa. Se tem veia artística e trabalhos de alguma forma ligados ao OAL contacte-nos. A selecção dos trabalhos a publicar nesta página é da exclusiva responsabilidade da direcção do OAL.

Esta secção pretende ser um repositório de vídeos e animações relacionadas com o OAL. Aqui encontram-se também os documentos associados às comemorações dos 150 anos do OAL.

— O boletim O Observatório

Foi publicado entre 1995 e 2006 e destinou-se ao público, astrónomos amadores e muito em particular aos docentes, alunos e grupos de astronomia. Devido à grande variedade e qualidade dos artigos apresentados permanece disponível para consulta no nosso site.

Aqui pode encontrar a versão em português desta enciclopédia, com informação actualizada sobre as últimas descobertas de planetas extra-solares, tal como explicações sobre este tema fascinante. Esta investigação é o primeiro passo na eventual descoberta de vida extra-terrestre.

 

Comments are closed.