Trânsito de Vénus 2004
Introdução ao VT-2004
Saber Mais
Segurança !
Dados Astonómicos
Actividades Correntes
Professores e Alunos
Comunicação Social
Astrónomos Amadores
Rede VT-2004
Membros Nacionais
Como Participar
Concurso de Video
Logos Oficiais
VT-2004 no ESO
Galeria
Fotografias
Animações
O dia do Trânsito
Em Directo
O.A.L.
ASTRO
Dir. Geral de Saúde
Soc. P. Oftalmologia

European Science & Technology Week 2004 Visit the websites of the VT-2004 organisers
European Southern Observatory (ESO)European Association for Astronomy Education (EAAE) Observatoire de ParisInstitut de Mécanique Céleste et de Calcul des Éphémérides (IMCCE)Astronomical Institute of the Academy of Sciences of the Czech Republic

Trânsito de Vénus 2004

Bem-vindo à página do Nodo Nacional Português!



No dia 8 de Junho próximo, o planeta Vénus atravessará lentamente o disco solar, durante toda a manhã. Este acontecimento é muito raro e durará aproximadamente 6 horas. O fenómeno poderá ser observado no Alasca, na Austrália, na Ásia, em África, na Europa, na Gronelândia, na América do Sul excepto na parte sul e na América do Norte com excepção da parte ocidental.

O interesse deste Trânsito Solar de Vénus encontra-se nas seguintes características:

  • O período deste fenómeno é grande e depende da inclinação relativa das órbitas da Terra e de Vénus, da posição e precessão das linhas do nodos de ambos, e dos períodos siderais de revolução com as suas variações seculares. Calculadas as últimas datas em que ocorreu obtêm-se os anos de 1874 e 1882, e os próximos ocorrerão em 2004, 2012 e 2117. O trânsito de 2012 não será visível em Portugal, pois ocorre de noite para nós. Assim, o ano corrente está na categoria de oportunidade única até 2117.

  • As características físicas de Vénus e o facto de haver uma conjunção planetária, fazem com que Vénus (lado escuro) seja observada da Terra com o maior diâmetro possível. Considerando as capacidades de visão do olho humano em condições normais, podemos concluir que Vénus poderá ser observado sem auxílio de aparelhos ópticos, como um ponto preto sobre o disco solar.

  • É porém necessária a utilização de filtros solares de protecção nos olhos, como os usados para observação dos eclipses solares. Reduzem drasticamente a radiação solar ultravioleta, visível e infravermelha. Só assim se poderá observar um disco solar luminoso bem definido, onde o ponto escuro (Vénus) fica bem recortado.

  • O Projecto VT-2004 financiado pela Comissão Europeia e liderado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), criou uma rede de observação astronómica que abrange todos os países sem excepção a todos os níveis: universidades, escolas, astrónomos amadores e população. O trânsito de Vénus será usado para calcular com exactidão a distância Terra-Sol em quilómetros, designada por Unidade Astronómica.

  • Este projecto enquadra-se nos objectivos fundamentais de promover a cultura científica, despertar os jovens para a ciência e incrementar as vocações profissionais científico-técnicas, cruciais ao desenvolvimento sustentado da vanguarda tecnológica Europeia.

Para se manter a par das últimas notícias, consulte a página principal do VT-2004 no ESO.