Visibilidade sem instrumentos ópticos.
Dado Vénus ser o planeta mais próximo da Terra, possuir um tamanho quase idêntico ao nosso, e o trânsito ocorrer quando os dois planetas se encontram alinhados do mesmo lado do Sol, esta conjunção faz com que Vénus seja observado da Terra com o maior diâmetro possível. Na prática, Vénus assumirá um diâmetro aparente de 57,4" (segundos de arco), ou seja quase 1' minuto de arco.
Considerando que o olho humano em condições normais de observação tem uma pupila com diâmetro médio de 5mm, a sua capacidade de visão é de 25" (segundos de arco) ou seja, este é o menor diâmetro angular que o olho reconhece como um ponto distinto.
As condições de visibilidade dependem também do estado (microscópico ao nível do decímetro) de turbulência na atmosfera, que é rapidamente variável durante o dia e tem como efeito a degradação na qualidade da imagem. Na prática, esta turbulência atmosférica derivada da convecção muito heterogénea do ar quente numa grande cidade, pode transformar um ponto luminoso num borrão instável que atinge tamanhos de 15". Este fenómeno gera o cintilar das estrelas e a perda de nitidez e detalhe nas fotografias astronómicas. Note-se contudo, que estes valores são inferiores aos 25" e aos 57" que aqui definem as condições de observação a olho nu, e por isso a sua influência será mínima ou eventualmente desprezável.
Visibilidade ao olho protegido.
O Sol terá um diâmetro aparente de 31' (minutos de arco) que é o mesmo da Lua Cheia, quando está alta no céu. O uso de filtros solares tais como os usados para observação dos eclipses solares, permite reduzir drasticamente (para um factor de 0,001%):
_____1. O brilho directo do sol.
_____2. O intenso brilho azul do céu produzido na difusão atmosférica a larga escala.
_____3. A dispersão atmosférica que cria a aura luminosa em torno do sol.
Assim, só com a utilização de filtros solares a proteger os olhos poder-se-á observar um disco solar luminoso bem definido.
Concluindo, nestas condições Vénus poderá ser observado a olho nu como um ponto preto sobre o disco solar bem recortado...
Se o dia não estiver totalmente nublado!