O Trânsito de Vénus 2004
Uma oportunidade única para o astrónomo amador!
ENCONTRO EUROPEU DE ASTRÓNOMOS AMADORES (VT2004 AMATEUR-ASTRONOMERS MEETING) - Praga, 7-9 Maio
Teve lugar em Brandys, nos arredores de Praga, nos passados dias 7-9 Maio, um encontro europeu de astrónomos amadores. Num ambiente de cooperação, amadores de toda a Europa partilharam, entre si e com os astrónomos profissionais presentes, ideias e informações acerca das actividades que estão a desenvolver nos respectivos países, a propósito do trânsito de Vénus do próximo dia 8 de Junho.
Resumo do encontro e ficheiros de comunicações
CAMPANHA DE OBSERVAÇÃO DO PROGRAMA VT2004
Participe, juntamente com observadores de toda a Europa, na Campanha de Observação do programa VT2004, efectuando as suas observações e enviando-as para o computador central do programa. Apenas terá que medir, tão rigorosamente quanto lhe for possível, os instantes dos contactos. No caso de Portugal, uma vez que o Sol estará muito baixo relativamente ao horizonte aquando do 1º e 2º contactos, apenas terá interesse medir os instantes do 3º e 4º contactos. Note que é necessário fazer inscrição prévia para participar na Campanha de Observação. Os seus dados serão utilizados no cálculo da distância Terra-Sol.
O que é a Campanha de Observação/como participar
Se já está a par do programa, se já conhece as coordenadas geográficas do local onde vai efectuar as suas observações e sabe como fazê-las, carregue aqui para efectuar a sua inscrição. Note que deve ser efectuada uma inscrição por cada instrumento de observação.
DETERMINAÇÃO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS COM GPS
Para participar na campanha de observação, necessita de conhecer as coordenadas geográficas do local onde vai efectuar as suas observações. O OAL coloca à disposição da comunidade amadora um receptor de GPS, de modo a permitir a determinação exacta das coordenadas geográficas do local de observação. Se você (ou o seu grupo) já escolheu o local onde irá efectuar as observações do trânsito de Vénus, pode solicitar o empréstimo de um receptor de GPS ao OAL. Ao fazer o pedido, indique:
- sua identificação ou a do grupo a que pertence.
- morada e contacto telefónico.
- concelho em que se situa o local (ou locais) escolhido(s);
- data pretendida para a utilização do receptor GPS.
A resposta do OAL dependerá do número de pedidos e da proveniência geográfica dos mesmos. Recomenda-se celeridade no envio de pedidos.
Para conhecer outros modos de determinar as coordenadas geográficas, clique aqui.
COMO SINCRONIZAR O TEMPO TU DAS OBSERVAÇÕES
Os instantes dos contactos terão quer ser apresentados em Tempo Universal (TU). Em Portugal Continental e Madeira a Hora Legal (HL) de Verão é HL=TU+1:00. Assim, deve subtrair uma hora aos instantes que medir em Hora Legal para obter os mesmos em TU. Nos Açores a Hora Legal de Verão coincide com UT.
Recomendamos vivamente que utilize o seu computador portátil para o auxiliar a determinar os instantes dos contactos de Vénus com os bordos solares. Para obter uma precisão inferior ao segundo deve sincronizá-lo com a Hora Legal Portuguesa dada pelo OAL, não mais do que 1 hora ANTES de iniciar as observações.
Assim, deve recorrer ao software SymmTime disponibilizado nas nossas páginas para efectuar essa sincronização. Recomendamos este software, por ser desenvolvido por uma firma que constrói relógios atómicos e equipamento de sincronização NTP com alta precisão e segurança.
Para determinar os Instantes Exactos em que ocorrem os contactos deve recorrer ao software Stoper aqui disponibilizado . Depois de instalado, permite-lhe ver bem a hora, parar e guardar a leitura do relógio do PC, com um simples click do rato. Foi desenvolvido pelo nosso colega Sr. Arkadiusz Dudka da Polónia, e passado para Inglês para ser usado no Projecto VT2004.
Deve usar o nosso servidor ntp02.oal.ul.pt (194.117.9.130) pois garante-lhe sempre uma sincronização com erro nos centésimos de segundo, devido a estarmos “em rede local”, em Portugal, contrariamente aos outros servidores estrangeiros.
PROCESSAMENTO DE IMAGEM
Para os amadores mais exigentes, empenhados no refinamento das imagens digitais que vierem a obter do trânsito de Vénus, estão disponíveis aqui funcionalidades de processamento de imagem disponibilizadas pelo Instituto de Astronomia da Academia das Ciências da República Checa.
TROCAR IDEIAS E INFORMAÇÕES COM A COMUNIDADE AMADORA EUROPEIA
Mantenha-se em contacto com astrónomos amadores de toda a Europa através do Forum do programa europeu VT2004.
ENVIAR IMAGENS PARA O ESO
Pode e deve enviar as suas imagens de Vénus para o ESO. Se for seleccionada, a sua imagem será exibida nas páginas do programa VT-2004 e poderá mesmo vir a ser eleita como Foto do Dia.
Enviar imagem
Ver imagens seleccionadas pelo ESO
NOTA: Amadores altamente experientes e aptos a produzir imagens do trânsito de nível profissional podem propor-se ao ESO como parceiros (utilizar ligação “enviar imagem” e enviar URLs respectivos). Saliente-se que só se justificará tentar esta parceria se já tiver larga experiência na produção de imagens solares de elevada qualidade.
TRANSMISSÃO DO TRÂNSITO DE VÉNUS PELA INTERNET
Se tenciona transmitir o trânsito de Vénus em directo através da Internet, utilizando uma webcam ou CCD, envie-nos o endereço da página onde será feita a transmissão, se quiser que a mesma seja divulgada na nossa página de actividades dos astrónomos amadores.
ACTIVIDADES PARA O PÚBLICO
Se você ou o seu grupo vai dinamizar observações para o público na manhã do trânsito de Vénus, ou outras actividades da mesma natureza relacionadas com o fenómeno, envie-nos data, local, hora e descrição sumária da actividade, de modo a podermos divulgá-la na nossa página de actividades dos astrónomos amadores.
Se fizer imagem digital (CCD’s) do trânsito durante a manhã de 8 de Junho, envie-as para o ESO (principalmente) e também para nós no OAL. Localmente estaremos ao vivo na internet e daremos a conhecer as suas imagens. Além disso convidaremos os jornalistas a contactarem consigo.
Envie-nos as suas questões, comentários e/ou sugestões.
|