Trânsito de Vénus 2004
Introdução ao VT-2004
Saber Mais
Segurança !
Dados Astronómicos
Actividades Correntes
Professores e Alunos
Comunicação Social
Astrónomos Amadores
Rede VT-2004
Membros Nacionais
Como Participar
Como Observar
Uso das Observações
Concurso de Video
Logos Oficiais
VT-2004 no ESO
Galeria
Fotografias
Animações
O dia do Trânsito
Em Directo
O.A.L.
ASTRO
Dir. Geral de Saúde
Soc. P. Oftalmologia

European Southern Observatory (ESO)European Association for Astronomy Education (EAAE) Observatoire de ParisInstitut de Mécanique Céleste et de Calcul des Éphémérides (IMCCE)Astronomical Institute of the Academy of Sciences of the Czech Republic The Venus Transit 2004 European Science & Technology Week 2004 Visit the websites of the VT-2004 organisers

O Trânsito de Vénus 2004

... as Observações

Objectivo das observações

Antes de mais, note que, para aderir à campanha de observação VT-2004, terá que se inscrever no programa. Encontrará estes pormenores mais à frente nesta página.

Todos os observadores devem determinar os seguintes parâmetros com a maior exactidão possível:

1- As suas coordenadas geográficas: latitude e longitude.

Se tem acesso a um receptor de GPS (Global Positioning System), coloque-se no local de observação e leia os valores indicados no mostrador. Pode aprender mais sobre Navegação e GPS aqui. Se não for esse o caso, entre de imediato em contacto com a ASTRO/OAL para tentar saber se poderá usar o equipamento da ASTRO para determinar as suas coordenadas locais.

Alternativamente, consulte um mapa da sua zona em que a latitude e a longitude geográficas sejam indicadas. Tente determinar a posição do seu local de observação com precisão razoável.

Consulte o site http://www.heavens-above.com para encontrar a latitude e a longitude geográficas da sua localidade (ou localidade mais próxima). Esta base de dados é muito abrangente - contém as posições precisas de mais de 2 milhões de localidades, pelo que há boas hipóteses de encontrar a sua. Note que terá que se registar (com nome de utilizador e palavra-passe) para aceder a este site. Note que relativamente à longitude, “West” significa “a Oeste do meridiano de Greenwich”. Todos os locais em Portugal têm longitude Oeste.

2- Determinar com precisão os 4 momentos exactos do trânsito.

  1. o momento em que o disco de Vénus “toca”, pela primeira vez, o limbo solar (o “primeiro contacto”)
  2. o momento em que Vénus passou o limbo solar e está “dentro” do disco solar (o “segundo contacto”)
  3. o momento em que Vénus toca, pela primeira vez, a outra parte do limbo solar (o "terceiro contacto")
  4. o momento em que Vénus passa o limbo solar (o "quarto/último contacto")

As horas aproximadas a que ocorrem estão aqui.

3- É muito importante utilizar a Hora correcta.

Uma vez que a medição da Hora dos contactos é extremamente importante e que independentemente do seu método de observação, terá que apresentar os instantes que determinar na escala de Tempo Universal (TU), sugerimos que se familiarize com a folha informativa VT-2004 sobreTempo Universal”.

Em Portugal Continental e Madeira a Hora Legal (HL) de Verão é HL=TU+1:00. Assim, deve subtrair uma hora aos instantes que medir em Hora Legal para obter os mesmos em TU. Nos Açores a Hora Legal de Verão coincide com UT.

Recomendamos vivamente que utilize o seu computador portátil para o auxiliar a determinar os instantes dos contactos de Vénus com os bordos solares. Para obter uma precisão inferior ao segundo deve sincronizá-lo com a Hora Legal Portuguesa dada pelo OAL, não mais do que 1 hora ANTES de iniciar as observações. Assim, deve recorrer ao software SymmTime disponibilizado nas nossas páginas para efectuar essa sincronização. Aprenda antecipadamente a fazê-lo, aqui.

Preparativos para as observações

Deve decidir onde fará a observação em 8 de Junho de 2004. No seu quintal? Em que localidade? Num local remoto?

Que equipamento e método de observação vai utilizar? Vai projectar a imagem do Sol num ecrã? Vai usar uma câmara fotográfica? Um telescópio com CCD? Já a possui ou vai construí-la, ou comprá-la?

  1. Deve treinar antecipadamente as observações solares.
  2. Familiarize-se com as regras de segurança (sempre importantíssimas).
  3. Treine os procedimentos que vai efectuar:
    1. Projecção do Sol.
    2. Sincronização da Hora Legal.
    3. Colocação de filtros.
    4. Anotação de resultados, etc.

  4. Conheça dos dias anteriores as manchas solares, para não as confundir com Vénus.

O equipamento

Encontrará uma panorâmica dos vários equipamentos de observação na folha informativa VT-2004 (VT-2004 InfoSheet B2). Para a maioria dos observadores, e em particular para aqueles que não são astrónomos amadores altamente experientes, o melhor método de observação consistirá em projectar, num ecrã branco, a imagem do Sol captada com um pequeno telescópio (ou binóculo). O disco de Vénus deverá ser observado como uma pequena mancha escura movendo-se lentamente ao longo do disco solar.

Envio e utilização das observações

Uma vez efectuadas, deverá enviar as suas observações para o computador central do programa VT-2004; encontrará pormenores nesta página. Juntamente com observações de muitos outros participantes neste vasto programa, as suas observações serão utilizadas no cálculo da distância entre a Terra e o Sol. Mais informação sobre o modo como isto será feito está disponível aqui

Por favor apresente, à organização, quaisquer questões que tenha em relação às informações disponibilizadas nesta página, enviando um e-mail para: vt-2004@eso.org?subject=VT-2004-OBSERVATIONS..