O Trânsito de Vénus 2004
... as Observações
Objectivo das observações
Antes de mais, note que, para aderir à campanha de observação VT-2004, terá que se inscrever no programa. Encontrará estes pormenores mais à frente nesta página.
Todos os observadores devem determinar os seguintes parâmetros com a maior exactidão possível:
1- As suas coordenadas geográficas: latitude e longitude.
Se tem acesso a um receptor de GPS (Global Positioning System), coloque-se no local de observação e leia os valores indicados no mostrador. Pode aprender mais sobre Navegação e GPS aqui. Se não for esse o caso, entre de imediato em contacto com a ASTRO/OAL para tentar saber se poderá usar o equipamento da ASTRO para determinar as suas coordenadas locais.
Alternativamente, consulte um mapa da sua zona em que a latitude e a longitude geográficas sejam indicadas. Tente determinar a posição do seu local de observação com precisão razoável.
Consulte o site http://www.heavens-above.com para encontrar a latitude e a longitude geográficas da sua localidade (ou localidade mais próxima). Esta base de dados é muito abrangente - contém as posições precisas de mais de 2 milhões de localidades, pelo que há boas hipóteses de encontrar a sua. Note que terá que se registar (com nome de utilizador e palavra-passe) para aceder a este site. Note que relativamente à longitude, “West” significa “a Oeste do meridiano de Greenwich”. Todos os locais em Portugal têm longitude Oeste.
2- Determinar com precisão os 4 momentos exactos do trânsito.
|
|
|
- o momento em que o disco de Vénus “toca”, pela primeira vez, o limbo solar (o “primeiro contacto”)
- o momento em que Vénus passou o limbo solar e está “dentro” do disco solar (o “segundo contacto”)
- o momento em que Vénus toca, pela primeira vez, a outra parte do limbo solar (o "terceiro contacto")
- o momento em que Vénus passa o limbo solar (o "quarto/último contacto")
As horas aproximadas a que ocorrem estão aqui.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3- É muito importante utilizar a Hora correcta.
Uma vez que a medição da Hora dos contactos é extremamente importante e que independentemente do seu método de observação, terá que apresentar os instantes que determinar na escala de Tempo Universal (TU), sugerimos que se familiarize com a folha informativa VT-2004 sobre “Tempo Universal”.
Em Portugal Continental e Madeira a Hora Legal (HL) de Verão é HL=TU+1:00. Assim, deve subtrair uma hora aos instantes que medir em Hora Legal para obter os mesmos em TU. Nos Açores a Hora Legal de Verão coincide com UT.
Recomendamos vivamente que utilize o seu computador portátil para o auxiliar a determinar os instantes dos contactos de Vénus com os bordos solares. Para obter uma precisão inferior ao segundo deve sincronizá-lo com a Hora Legal Portuguesa dada pelo OAL, não mais do que 1 hora ANTES de iniciar as observações. Assim, deve recorrer ao software SymmTime disponibilizado nas nossas páginas para efectuar essa sincronização. Aprenda antecipadamente a fazê-lo, aqui.
Preparativos para as observações
Deve decidir onde fará a observação em 8 de Junho de 2004. No seu quintal? Em que localidade? Num local remoto?
Que equipamento e método de observação vai utilizar? Vai projectar a imagem do Sol num ecrã? Vai usar uma câmara fotográfica? Um telescópio com CCD? Já a possui ou vai construí-la, ou comprá-la?
- Deve treinar antecipadamente as observações solares.
- Familiarize-se com as regras de segurança (sempre importantíssimas).
- Treine os procedimentos que vai efectuar:
- Projecção do Sol.
- Sincronização da Hora Legal.
- Colocação de filtros.
- Anotação de resultados, etc.
- Conheça dos dias anteriores as manchas solares, para não as confundir com Vénus.
O equipamento
Encontrará uma panorâmica dos vários equipamentos de observação na folha informativa VT-2004 (VT-2004 InfoSheet B2). Para a maioria dos observadores, e em particular para aqueles que não são astrónomos amadores altamente experientes, o melhor método de observação consistirá em projectar, num ecrã branco, a imagem do Sol captada com um pequeno telescópio (ou binóculo). O disco de Vénus deverá ser observado como uma pequena mancha escura movendo-se lentamente ao longo do disco solar.
Envio e utilização das observações
Uma vez efectuadas, deverá enviar as suas observações para o computador central do programa VT-2004; encontrará pormenores nesta página. Juntamente com observações de muitos outros participantes neste vasto programa, as suas observações serão utilizadas no cálculo da distância entre a Terra e o Sol. Mais informação sobre o modo como isto será feito está disponível aqui
Por favor apresente, à organização, quaisquer questões que tenha em relação às informações disponibilizadas nesta página, enviando um e-mail para: vt-2004@eso.org?subject=VT-2004-OBSERVATIONS..
|