|
Trânsito de Vénus 2004
Regras para uma Observação em Segurança.
No dia 8 de Junho próximo, o planeta Vénus atravessará lentamente o disco solar, durante toda a manhã. Este acontecimento durará aproximadamente 6 horas, e constitui uma oportunidade única para a Europa até ao ano 2117.
As características desta conjunção planetária, fazem com que o lado escuro de Vénus possa ser observado da Terra por visão directa do olho humano, ou seja, sem auxílio de aparelhos ópticos, como um ponto preto sobre o disco solar. Contudo, há graves riscos para a visão humana se os procedimentos de segurança correctos não forem acautelados. Uma má utilização dos filtros solares ou de aparelhos de observação, assim como uma observação prolongada, podem causar cegueira instantânea ou gradual sem regressão! Esses riscos estão aqui descritos.
É obrigatório o uso de filtros solares oculares e por tempos curtos!
A utilização de filtros solares para protecção dos olhos (filtros oculares) ou dos equipamentos, como os usados para observação dos eclipses solares, é absolutamente imperiosa. Estes filtros especializados reduzem drasticamente toda a radiação solar: ultravioleta, visível e infravermelha. Só através deles se poderá observar um disco solar luminoso bem definido, onde o ponto escuro (Vénus) fica bem recortado e no qual progride lentamente. Porém, não deve fazer uma observação continuada do VT2004 durante horas, mesmo usando os filtros oculares. As características físicas destes filtros são aqui apresentadas.
Se não vir Vénus à primeira tentativa não esforce a vista!
A capacidade de visão do ponto negro (Vénus) sobre o disco Solar pressupõe ainda uma vista sã. Se usar óculos deve colocar os filtros solares antes deles. Se não conseguir ver o ponto negro de Vénus sobre o Sol à primeira tentativa, então NÃO ESFORCE A VISTA e desista da observação directa. Recorra à observação por projecção que aumenta a imagem e proporciona uma visão segura e confortável.
Prefira a observação pelos métodos de Projecção!
As observações de maior segurança e que permitem boa exactidão na medição deste fenómeno astronómico recorrem à projecção da imagem solar num alvo, ou fazem-se através de um telescópio equipado com filtro objectivo solar adequado (que é um equipamento especializado). Veja estas descrições nos textos acessórios e siga as instruções escrupulosamente.
|
Como projectar uma imagem do SOL.
|
Pode ainda dirigir-se a um local onde hajam observações do Trânsito de Vénus coordenadas por pessoas qualificadas e responsáveis. Como exemplos temos os Observatórios Astronómicos de Lisboa e de Coimbra, Centros Ciência Viva, Centros de Investigação de Astronomia, Universidades, Grupos de astrónomos amadores, Escolas com Grupos de Astronomia, etc..
Nunca utilize óculos de sol, fotos negras ou vidros negros!
Não substitua os filtros solares ou vidro de soldador nº 14 por outros que “parecem bons”. O uso de óculos de sol muito escuros, fotos negativas, radiografias, vidros negros de fumo, ou combinações destes, não garantem a segurança da sua visão nem evitam uma possível cegueira. NÃO OS UTILIZE. Veja as razões aqui.
Nunca utilize os filtros oculares em conjunto com aparelhos ópticos!
A utilização combinada dos filtros solares para uso ocular com instrumentos ópticos activos (binóculos, câmaras fotográficas ou telescópios) deve ser totalmente evitada. Não o faça e impeça as pessoas de o fazerem. Veja as razões dos possíveis problemas.
|