A Maré Viva de Agosto–2015
A 29 de Agosto ocorre uma das super-Luas de 2015, ou seja, a fase de Lua Cheia acontece muito próximo do perigeu lunar. Esta proximidade da Lua e quase alinhamento com o Sol gera marés oceânicas de maior intensidade, como mostra o cálculo feito pelo Prof. Dr. Carlos Antunes.
Fig. 1 – Altura das marés no mês de Agosto. (Prof. Dr. Carlos Antunes, da FCUL)
As marés oceânicas são provocadas pela diferença de força gravítica entre a superfície e o eixo de rotação terrestre (grosso modo), tanto devido à Lua δfL, como ao Sol, δfS. Mas a força lunar δfL ≈ 2,3 δfS devido à sua proximidade. Esta força provoca a movimentação rápida da massa líquida e todos os meses há Marés Vivas sempre que o Sol e a Lua estão razoavelmente alinhados na Lua Cheia e na Lua Nova, surgindo assim a maré cheia mais alta e a maré vazia mais baixa do mês.
No dia 29 de agosto há Lua Cheia às 19h35m e no dia 30 de agosto às 15h22m a Lua estará no perigeu, a apenas 56,17 raios terrestres (358.290 km), o que aumenta a força diferencial δfL que exerce à superfície da Terra. Esta conjunção de factores faz com que a amplitude das marés sejam das mais extremas deste ano. A tabela 1 (dados do Prof. Carlos Antunes) tem as amplitudes e instantes da preia-mar e baixa-mar mais extremas para 2015, no porto oceânico de Cascais. Note na última coluna a diferença de altura da maré para a maré 6,2h antes.
Tab. 1 – Previsão das amplitudes e instantes da preia- e baixa-mar em Cascais.
A maré oceânica propaga-se como uma onda balizada pelas costas continentais e relevos submarinos locais e, também por isso, as marés ocorrem num ciclo de não simultaneidade em toda a Terra. Apesar da sua declinação lunar (latitude) em 29 de agosto estar perto dos -10°, a diferença de alturas entre preia- e baixa-mar (ou vice versa) atinge os 3,53 metros no dia 30 e os 3,54 metros no dia 31 de agosto. Mas há outros casos notáveis em 2015:
- A 19–Fev, às 7h28m, a Lua esteve no segundo perigeu mais próximo da Terra, a 55,97 raios terrestres, com a fase de Lua Nova no dia anterior às 23h47m. A Terra tinha passado no periélio há 46 dias e, por isso, ainda estava relativamente próxima do Sol. Esta situação gerou a diferença de marés mais alta do ano: 3,62 metros no dia 20 de Fevereiro!
- O eclipse solar de 20/03/2015 no dia do equinócio da Primavera, foi responsável por outras das supermarés.
- A 28-Set aguardamos a próxima supermaré, que é combinação de factores também muito favoráveis: o perigeu mais curto do ano num eclipse total da Lua muito próximo do equinócio do Outono.
Não perca o próximo episódio!
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel