ECLIPSE ANULAR DO SOL 10 DE JUNHO, DIA DE PORTUGAL
No dia 10 de junho de 2021 ocorre um eclipse anular do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português.
Veja as nossas tabelas sobre as circunstâncias locais do Eclipse Anular do Sol de 10 de Junho de 2021 e os diagramas com o aspeto de algumas fases do eclipse para algumas cidades portuguesas: Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.
A animação abaixo mostra a evolução do eclipse em Lisboa desde o seu início cerca das 9h48, passando pelo máximo próximo das 10h32 até ao término perto das 11h21 da manhã. A duração total do eclipse é da ordem dos 90 minutos.
A sombra da Lua sobre a Terra, ou seja a região onde o eclipse é anular, vai percorrer uma trajetória do nordeste da América do Norte ao nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Ártico. A duração máxima da anularidade é de 3min 48s. O eclipse será visível do nordeste da América do Norte, Europa, do norte da Ásia e do Oceano Atlântico norte.
O eclipse será apenas visível como eclipse parcial em todo o território português, que ficará na penumbra da Lua. Na maioria do território nacional, o eclipse parcial será pouco perceptível pois as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira, como indicado nas nossas tabelas sobre as circunstâncias locais do Eclipse Anular do Sol de 10 de Junho de 2021. O documento Eclipses em 2021 contém alguma informação complementar sobre o eclipse de 10 de Junho.
No entanto, embora a alteração da luminosidade não seja perceptível, o eclipse parcial será facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança.
ATENÇÃO: a observação do Sol pode ser perigosa!
Seja cuidadoso, certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o sol e informe, ajude, quem não sabe.
A população escolar deve ter especial cuidado com a observação do sol durante o eclipse.
Consulte a nossa página com informação completa sobre este tema e técnicas seguras de observação, em colaboração com a DGS e a SPO: OBSERVAR O SOL EM SEGURANÇA
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel