ACTIVIDADES DO OAL NO ÂMBITO DA ASTRONOMIA NO VERÃO 2003

 


O contributo do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) para a campanha Astronomia no Verão 2003 tem como tónica a história e o património desta instituição. Serão realizadas quatro sessões, que incluirão sempre uma visita guiada ao Edifício Central do OAL (onde terão lugar todas as sessões), bem como uma componente de observação de corpos celestes com telescópios e binóculos, se as condições atmosféricas o permitirem.

Como participar

A participação nestas sessões é gratuita, mas implica inscrição prévia. O número limite de participantes por sessão é de 25. O OAL não assegura o acesso às sessões a quem compareça sem ter efectuado inscrição prévia e confirmada pelo OAL.

Consulte o programa abaixo e faça a sua inscrição, utilizando o formulário on-line. Se por qualquer motivo não puder comparecer a uma sessão para a qual efectuou inscrição, por favor avise o OAL logo que possível.

Programa

Sexta-Feira, 8 de Agosto, 21:00
“Como utilizar o seu telescópio”

Se possui um telescópio mas ainda tem dúvidas sobre os aspectos práticos da sua utilização, traga-o ao OAL e nós ajudá-lo(a)-emos a desvendar o Universo com ele! Nesta sessão serão abordados fundamentos de óptica, sistemas de coordenadas e outros aspectos essenciais para conseguir tirar o máximo partido do seu telescópio. A abordagem teórica será complementada com actividades práticas de observação no exterior. Esta sessão incluirá ainda uma breve visita guiada ao Edifício Central do OAL, bem como a entrega de prémios aos vencedores do concurso O Astro-Cosmos na Escola.

Quarta-Feira, 27 de Agosto, 21:00
“Memórias do Planeta Vermelho”

Às 18 horas (UTC) de 28 de Agosto, Marte estará em oposição, prevendo-se que atinja a maior proximidade à Terra ocorrida nos últimos 60 000 anos. O OAL assinala a efeméride invocando o seu historial de observações deste planeta e proporcionando aos participantes a sua observação através de telescópios. A sessão incluirá uma breve comunicação a proferir pelo Prof. Doutor Rui Agostinho, em torno das observações de Marte realizadas no OAL por ocasião da sua oposição em 1892, e uma visita guiada ao Edifício Central do OAL, com especial ênfase nos instrumentos utilizados nessas observações.

Sexta-Feira, 5 de Setembro, 21:00
“Uma Noite no OAL”

Venha conhecer as personalidades, os instrumentos e as realizações científicas que fizeram do OAL um dos mais prestigiados observatórios do mundo! Propomos, para esta sessão, uma visita abrangente ao Edifício Central do OAL, focando as várias vertentes da sua história, instrumentação e actividade científica.

Sexta-feira, 19 de Setembro, 21:00
“Uma Noite no OAL” (sessão idêntica à anterior)

Para mais informações ligue 213616730 ou envie as suas questões para astroverao@astro.oal.ul.pt.

 


A campanha Astronomia no Verão é promovida pela Agência Ciência Viva, com o apoio do POCTI.