ALTERAÇÃO DE LOCAL: A sessão deste mês das NOAL será realizada no Planetário Calouste Gulbenkian, por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.

ALTERAÇÃO DA HORA: A sessão deste mês das NOAL terá início, excecionalmente, às 22:00 por motivo das celebrações do 51º aniversário do Planetário Calouste Gulbenkian.

 

A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 30 de julho de 2016 no Planetário Calouste Gulbenkian.

Neste dia celebramos os 51 anos do Planetário Calouste Gulbenkian. Às 21:00 festejamos no exterior do Planetário ao som contagiante da Dixie Band da Banda da Armada. Venha ter connosco,  prove uma limonada cósmica, uma fatia de bolo e cante os parabéns com 51 balões luminosos no céu!

A palestra, que terá início às 22:00, é subordinada ao tema “Férias no Sistema Solar”, por Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.  As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

“Férias no Sistema Solar”

Ainda não escolheu o seu destino de férias? Vamos propor-lhe algo de totalmente original – vamos fazer um cruzeiro pelo Sistema Solar. À boleia com o Pedro Machado, navegue nos lagos de hidrocarbonetos de Titã, tome um duche em Encélado, e mergulhe no oceano subterrâneo de Europa. Aproveite também uma experiência dupla de parapente em Júpiter e Saturno, suba ao maior vulcão do Sistema Solar, e se gosta de campismo, pernoite ao relento num desfiladeiro marciano. Por fim, no regresso a casa, escolha entre dançar na chuva ultra-tropical de Vénus ou apanhar tórridos banhos de Sol em Mercúrio.

Nota Biográfica:

A atividade principal de Pedro Mota Machado é focada nas ciências planetárias, mais concretamente no estudo da dinâmica atmosférica dos planetas do Sistema Solar. Depois de se formar em Física teórica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, completou um mestrado em Astronomia e Astrofísica na mesma Universidade. Em 2013 obteve o grau de doutor, em regime de associação entre o Observatório de Paris (França) e da Universidade de Lisboa, com uma tese sobre a Caracterização da dinâmica da atmosfera de Vénus. Atualmente prossegue a sua pesquisa sobre a dinâmica da atmosfera de Vénus, utilizando técnicas de velocimetria Doppler e métodos de seguimento de nuvens (Cloud Tracking). Os métodos Doppler desenvolvidos e aperfeiçoados no âmbito da sua investigação estão neste momento a ser adaptados para o estudo de outros corpos do Sistema Solar. O seu trabalho tem sido apresentado em várias conferências internacionais e publicado em diversas revistas da especialidade de Astronomia e Astrofísica. Atualmente é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), afeto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.