Tipuanas Tipus frondosas no jardim na Estrada de Benfica ao pé da 2ª Circular (Lisboa, @Rui Agostinho, 21/jun/2015)

Tipuanas Tipus frondosas na Estrada de Benfica onde cruza a 2ª Circular (Lisboa, Rui Agostinho 21/jun/2015, 4MB)

Ontem o sol parou momentaneamente no céu e o jardim na Estrada de Benfica mostrou o tapete amarelo das Tipuanas frondosas, já perdendo alguma floração. O sol estava o mais alto possível no céu Lisboeta em todo ano e às  17h38m de 21/Junho o Solstício de Verão marcou o início da estação no hemisfério norte, a mais quente apesar da Terra vir a estar o mais longe do sol a 6 de Julho.

tipuanasFNova3_web

A ciclovia não foi uma “Yellow Brick Road” mas parecia uma ponte pra outra margem sobre um rio amarelo de flores de Tipuana Tipu (Benth.) vindas da América do Sul.

O Verão prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio, a 23 de Setembro de 2015.

Solstícios: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as alturas (distância angular) máxima e mínima em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação solar atinge extremos: máxima no solstício de Verão (+23° 26′) e mínima no solstício de Inverno (-23° 26′). A palavra de origem latina (Solstitium) associa-se ao facto do Sol travar o movimento diário de afastamento ao plano equatorial e “estacionar” ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu local.