O OAL NA ASTRONOMIA NO VERÃO 2007

NOITES DE VERÃO NO OAL

O OAL volta a associar-se à Astronomia no Verão (promovida pela Agência Ciência Viva) propondo 3 tipos de actividades diferentes: Noites Históricas no OAL, Noites de Observação no OAL e, especialmente dedicadas aos mais jovens, Oficinas Pedagógicas / Observação de Manchas Solares (7 a 12 anos). Estas actividades decorrem na Tapada da Ajuda em Lisboa, no Edifício Central do OAL e suas imediações.

 

Noites Históricas no OAL

Visita guiada ao Observatório Astronómico de Lisboa, o melhor do mundo de finais do séc. XIX. Conheça a história da fundação e o seu enquadramento na astronomia mundial de então. Descubra o trabalho de excelência que os astrónomos portugueses realizaram, as descobertas, trabalhos e invenções únicas. Termina-se com a revelação da investigação moderna realizada pelos astrónomos actuais e como eles/as se afirmam na astronomia mundial actual.

20 e 27 de Julho pelas 20h00
3, 10, 17, 24 e 31 de Agosto
pelas 20h00
7 e 14 de Setembro
pelas 19h30

As visitas são limitadas a 30 participantes, que terão a oportunidade de conhecer de perto a história e o património do OAL. Os interessados deverão efectuar a sua inscrição prévia através das páginas do Ciência Viva.

 

Noites de Observação no OAL

Observações Astronómicas com binóculos montados em tripé e 3 tipos diferentes de telescópios: refractor apocromático para observação de planetas em alta resolução, reflector para obter imagem de CCD de galáxias e objectos do céu profundo, reflector para outros objectos celestes. Acompanhado por astrónomos investigadores, professores universitários e especialistas do OAL.

20 e 27 de Julho pelas 22h00
3, 10, 17, 24 e 31 de Agosto
pelas 22h00
6 e 14 de Setembro
pelas 21h30

As observações são limitadas a 50 participantes, que terão a oportunidade, caso as condições meteorológicas permitam, de conhecer o céu nocturno de Verão. Os interessados deverão efectuar a sua inscrição prévia através das páginas do Ciência Viva.

 

Oficinas Pedagógicas / Observação de Manchas Solares

As oficinas são para crianças dos 7 aos 12 anos de idade e os pais que acompanham também podem participar. Visita ao património histórico do Observatório Astronómico de Lisboa. Apresentação visual por diapositivos do Sistema Solar. Expressão plástica: Cortes e colagens. Dramatização sobre o tema do Sistema Solar. Observação do Sol e das manchas solares pelo método de projecção e através de telescópios protegidos com filtros.

7 e 14 de Setembro pelas 14h30

As actividades são limitadas a 25 participantes que deverão efectuar a sua inscrição prévia através das páginas do Ciência Viva. Esta actividade só terá lugar se existir um número minimo de 10 participantes